23 de set. de 2009

George Hepplewhite

O Mobiliário Hepplewhite

Como no blog do baú http://baudomobiliario.blogspot.com já foi citado o Mobiliário Chippendale. No fim da época de Chippendale se utilizou a delicadeza dos móveis franceses nas produções de Hepplewhite. Seu mobiliário tinha um aspecto um pouco mais delicado: os móveis eram mais curvilíneos, bem equilibrados. Pode-se notar um paralelo entre seu trabalho e o mobiliário Luís XV.

George nunca atingiu a popularidade do estilo Chippendale, só ganhando notoriedade após sua morte, quando sua viúva publicou o seu Cabinet-maker and Upholsterer's Guide. Ele tinha sido aprendiz na maior casa de fabrico de mobiliário da província Gillow de Lancaster. Em 1760 teve uma oficina em Londres, onde popularizou o uso do pau-cetim e foi o líder de uma reação para maior delicadeza de linhas e proporções. Como conseqüência, seus móveis eram às vezes demasiados frágeis.

Hepplewhite empregou enormemente como ornamentação, pinturas e marchetaria e suas figuras clássicas mostravam o estilo da pintora suíça Angélica Kauffman. A marchetaria ele utilizava sincômoro, pereira, cerejeita, ébano e outras madeiras. Happlewhite fabricou toda espécie de mobiliário, destacando-se suas cadeiras cujos espaldares tinham cinco formas: oval, escudo, coração, roda e camafeu. As pernas eram sempre retas, quadradas ou redondas, afinando para baixo. A parte superior do espaldar da cadeira em escudo tinha uma curva em serpentina muito usada por ele em mesas, cômodas e consoles. Ele também colaborou com Adam, produzindo o mobiliário Adam-Hepplewhite.
Até hoje em dia, ainda se utiliza os desenhos de mobilia dessa época para a decoração... com releituras elegantes, deixando o espaço mais sofisticado.




jojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário