6 de ago. de 2009

Por Felipe Trajano - Entrevista com o Arquiteto Achilles Fernandes


- Qual o ano de sua graduação e qual especialização você exerce na sua area ?

Me graduei no ano de 2000 e fiz especialização em Design de Interiores e Luminotécnica.

- Qual a sua real atividade dento da arquitetura ?

Projetos residenciais, comerciais e arquitetura de interiores.

- Como você vê o desenvolvimento da arquitetura e design de interiores na Cidade de Manaus ?


Apesar da crise mundial, que de alguma forma afeta a todos e em todos os lugares, na nossa cidade e o meu escritório em particular, não afetou ainda, continuo terminando os projetos que estão em andamento e fechando outros negócios. Mas, eu acho que não sou o termômetro real dessa crise, pois a televisão me projetou de tal maneira que me facilita a capitação de clientes, mesmo assim, acredito que no Brasil e em Manaus em especial, o desenvolvimento de arquitetura e design de interiores estão a pleno vapor. Manaus tem muita casa para ser reformada e muito projeto para ser feito ainda.

- Sabedores que somos você ser referencia nesta cidade de Manaus no ramo de arquitetura, a que se deve todo esse sucesso, e como você começou, como foi o inicio de uma carreira brilhante dentro da arquitetura e decoração?

Muito obrigado por me considerar referência na cidade o que muito me orgulha. Mas devo o meu sucesso profissional ao programa de televisão, que fez com que as pessoas pudessem conhecer meu trabalho e minha pessoa. Mas, sabendo que se eu não tivesse talento nada disso aconteceria e a televisão em vez de ajudar poderia me queimar mas, graças a Deus meu trabalho foi muito bem aceito ao ponto de estar conseguindo trabalhar em outras cidades do Brasil. Mas comecei minha carreira arrumando loja de alta decoração, criando ambientes e vendendo os ambientes prontos para as casas dos clientes, ai apareceu o programa que no início era para eu convidar os colegas para mostrarem seus trabalhos, findou que ninguém nunca queria ou tinha tempo de participar ai eu fui ficando e hoje já estamos com quatro anos de programa.

- Qual de seus trabalhos você recomenda como referencia de estudos para os alunos de design de interiores?

Desculpe a minha falta de modéstia mas, acho que todos os meus trabalhos de alguma forma têm algo a ser aprendido até por que todos os meus trabalhos eu aprendi com eles, pois cada projeto, cada cliente é único e diferenciado, como somos cada um de nós como seres humanos, e sempre que eu faço um projeto tem algo que surgiu no projeto por alguma necessidade de uso mas, que sempre tem uma preocupação estética, ou seja FORMA E FUNÇÃO a base de qualquer Design.

- Qual recado que o arquiteto Achilles Fernandes tem para os alunos de design de Interiores ?

Criatividade é, 10% de talento e 90% de pesquisa. Temos sempre que enxergar tudo ao nosso redor e gravarmos apenas aquilo que nos interessa mas, não podemos deixar de ver e enxergar nada, pois é desse poder de observação que tiramos a CRIATIVIDADE. Nunca fiquem esperando que a criatividade caia do céu, e acreditem em vocês mesmo e que vocês podem.

5 comentários:

  1. O Achilles Fernandes é o arquiteto mais conceituado da cidade de Manaus, sua criatividade é fora do normal.
    Manaus está em pleno desenvolvimento na área de arquitetura e design de interiores facilitando o futuro para quem seguir essa área tão escassa na cidade de Manaus.
    Aos futuros profissionais dessa área deixo o meu recado: "Siga os passos desse homem (Achilles Fernandes) que vcs vão ser ótimos profissionais"

    ResponderExcluir
  2. Anne Caroline07/08/2009, 20:00

    Parabens Felipe otimo trabalho, Achilles Fernades realmente e um grande proficional e com uma criatividade incrivel. Continue assim que vc ira longe, acredite na sua capacidade e acima de tudo em Deus.

    ResponderExcluir
  3. AAehhhh Felipe, muito boa essa entrevista,Achilles é um otimo profissional,eu gosto do trebalho dele, boa sorte e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Suellen Campos18/08/2009, 13:33

    Parabéns, gostei muito da entrevista, o Achilles é um ótimo profissional.
    Cola nele que você brilha!! =)
    Você desde pequeno, sempre demonstrou o interesse por essa área.
    Acredite e confie em vc e acima de tdo em Deus.

    ResponderExcluir
  5. Tudo sobre móveis antigos e a sua re-utilização no blog http://baudomobiliario.blogspot.com/ esta semana falando sobre os móveis Chippendale que além de lindos são muito copiados até hoje.

    ResponderExcluir